Compras Coletivas lideram em reclamações segundo ADCON.
Todo cuidado é pouco para comprar em sites de compras coletivas a impulsividade faz com que o cliente não perceba o erro que está cometendo sem verificar as condições e os locais ofertados.
Texto retirado do site Jornal da Manhã
Vendas devem crecer mais de 30% neste ano e chegar a R$ 20 bilhões.
O comércio eletrônico ocupa o primeiro lugar no ranking de reclamações dos consumidores, segundo a ADCON (Associação Brasileira de Defesa dos Consumidores). Esse ramo vem acumulando queixas e um crescimento muito alto, o que pode agravar ainda mais os problemas. Neste ano, os sites brasileiros devem movimentar R$ 20 bilhões, em comparação com os R$ 15 bilhões de 2010.
O levantamento da ADCON também mostra que o comércio on-line está bem acima dos outros colocados no índice. Enquanto 5.474 queixas foram feitas por consumidores de sites, o segundo lugar, ocupado pelos cartões de crédito, teve 1.729 reclamações, menos da metade. O ramo de telefonia móvel vem em terceiro lugar com 1.571 problemas relatados.
Os números poderiam ser ainda maiores, se considerada uma lei aprovada em 2009 no Estado de São Paulo. Ela obriga as empresas a definir um dia e um turno fixo para a prestação do serviço ou a entrega dos produtos comprados em lojas fixas ou virtuais.
Casos como o do professor Paulo Cardozo são comuns. Ele comprou uma série de produtos, mas ainda não recebeu as encomendas, mesmo um mês depois da compra.
“Recebi um e-mail dizendo que parte da compra [a loja] não tinha para entregar. Aí eu pedi que o resto fosse entregue com o cancelamento daquele item. Um mês da compra e ninguém sabe onde está meu pedido”